quinta-feira, agosto 05, 2010

Lição 13, Tesouros Infantis, volume 3, número 3

Paulo Termina a Carreira
  
Ao final da lição a criança deverá:
SABER     que vale à pena servir a Jesus;
SENTIR confiança em prosseguir servindo a Deus;
RESPONDER  perseverando na carreira cristã.
PENSAMENTO CENTRAL: LUTAREI ATÉ O FIM PARA IR AO CÉU.
VERSO PARA MEMORIZAR: “Combati o bom combate, acabei a carreira e guardei a fé”. 2 Tm 4:7.                 
LEITURA AUXILIAR:  Atos 24 – 28; Atos dos Apóstolos (últimos cap. sobre Paulo).

RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando:  Bíblia, espada de papel, coroa, cartão com a palavra FÉ; Conquistando a Atenção: Opção A: ratoeira (desarmada) ou anzol; Opção B: lousa e giz ou cartolina e canetinha; Lição:  cenário da fortaleza (usado na lição anterior), prisão, personagens em fantoches diversos, envelopes de carta ; Revisando: boneco(opcional), coroa; Contando aos Outros: cópia das figuras abaixo para cada criança

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS:

Memorizando: Fazer um escudo ou espada de papelão, uma coroa e um cartão (opcional) com a palavra FÉ. Se quiser, usar as figuras de Contando aos Outros como modelo.

Contando aos Outros:
Copiar as figuras abaixo. Colá-las em papel cartão ou cartolina e recortá-las. Passar um pedaço de barbante ou lã no ponto indicado e formar um chaveiro. Ou colar as peças em retângulos de cartolina.



Sugestão: Recortar as figuras acima em EVA colorido. Escrever o verso com caneta para retroprojetor de ponta fina. Passar um pedaço de barbante ou lã no ponto indicado e formar um chaveiro.

Para melhor aproveitamento da história o verso será ensinado após a apresentação da lição.

CONQUISTANDO A ATENÇÃO (até 10 minutos):
 Opção A: Mostrar uma ratoeira ou armadilha para passarinho. Explicar como funciona e como a vítima da armadilha não pode percebê-la. Depois, dizer: Em nossa história de hoje teremos uma armadilha terrível para pegar o apóstolo Paulo.
Opção B: Montar uma árvore genealógica de uma família em um cartaz e ir perguntando para as crianças: Como chamamos o pai do nosso pai? E a mãe? E a irmã do papai? E o irmão da mamãe? E o filho do irmão da mamãe? O que o filho do irmão da mamãe é de vocês? E o que ele é da mamãe? Sobrinho, isso mesmo! Na história de hoje vocês vão saber como o sobrinho de Paulo salvou a sua vida.
                                                                                                                                                                                          
ESTUDO DA LIÇÃO (até 25 minutos, incluindo apresentação da lição, revisão, aplicação e contando aos outros):
A.  APRESENTANDO A LIÇÃO:
Lembram-se de que na última lição contei como Paulo foi maltratado pelos judeus que o odiavam? Muito bem. Ele escapou porque Deus providenciou que os soldados romanos o prendessem em uma fortaleza. Mas, mesmo assim, seus inimigos não sossegaram. Eles ficaram pensando, pensando até que inventaram um plano para conseguirem matá-lo. Eles combinaram de fazer uma armadilha para Paulo e estavam tão decididos a matá-lo que prometeram que só iriam comer ou beber água depois que fizessem isso com ele. O plano deles era que os sacerdotes fossematé a fortaleza e pedissem ao comandante que enviasse Paulo para ser ouvido em algum lugar fora dali. Quando Paulo fosse levado, os homens maus iriam atacá-lo tão rapidamente que os soldados nem poderiam fazer nada por ele. Os homens que fizeram esse juramento eram muitos: mais de quarenta. Além do ódio terrível contra Paulo, eles também estavam ansiosos para acabar com ele para poder comer e beber novamente. Só que Deus usou um menino para acabar com os planos de todos aqueles homens.
O sobrinho de Paulo escutou tudo que eles falaram. Ele pensou: “Tenho que fazer alguma coisa para ajudar meu titio. Tenho que avisá-lo”. Ele saiu correndo e foi até a fortaleza. Correr até a porta e bater, pedindo para entrar. Os guardas deixaram que ele entrasse e falasse com o tio. Quando Paulo o escutou, pediu que ele fosse contar tudo para o comandante.  O comandante acreditou em tudo que o garoto falou e fez um plano para impedir a armadilha. Os homens maus iriam procurá-lo no dia seguinte, pela manhã. Então o comandante resolveu enviar Paulo de madrugada, antes do dia amanhecer, para outra cidade, protegido por 200 soldados à pé, setenta soldados à cavalo e 200 soldados que jogavam lanças muito bem.  
 No outro dia, aqueles homens já estavam com muita fome e sede e foram procurar Paulo logo cedo. Mas quando chegaram na fortaleza ficaram decepcionados porque ele já estava muito longe dali e fora do alcance deles. Imaginem a frustração deles. Vamos tentar imitar o rosto deles? Fazer expressão de espanto. A Bíblia não conta o que aconteceu a eles, mas tenho certeza que passaram muita fome. Além de muita raiva...
Colocar a figura de Paulo na prisão. Depois disso, Paulo esteve preso muito tempo e teve oportunidade de falar de Jesus a reis e governadores que de outro modo nunca ouviriam falar do caminho da salvação. Foi assim que Deus usou o apóstolo para falar dar uma oportunidade àquelas pessoas que terem a vida eterna. Ele foi levado até à maior cidade do mundo, naquela época e falou da Palavra de Deus para o rei mais importante que havia. Era um rei muito rico, poderoso e perverso. Ainda assim, Deus queria salvá-lo e deu-lhe oportunidade de ouvir sobre Jesus e de se arrepender de seus pecados e mudar de vida.
Infelizmente esse rei não aproveitou a chance e rejeitou a salvação. Balançar a cabeça, como dizendo “não”. Paulo ficou preso em Roma, a cidade onde morava esse rei, por algum tempo. De lá ele escreveu muitas cartas.  Mostrar envelopes de cartas. Seus braços estavam já fraquinhos e ele já estava idoso, mas seu amor a Jesus e às pessoas continuava forte e ele escrevia aos crentes e amigos das igrejas que ajudara animando-os a nunca deixarem o caminho da salvação.  Mostrar a prisão. A prisão era escura, fria e úmida, mas Paulo dormia tranqüilo, com a consciência tranqüila por ter feito tudo certo. Ele sabia que o rei mau poderia acabar com sua vida a qualquer momento, mas ele estava em paz porque cria na volta de Jesus, quando receberia a vida eterna.
Paulo, apesar de velho, entregou sua vida por Jesus. Ele sabia que ninguém poderia tirar a vida eterna dele. Ele agora está dormindo, aguardando a volta o Salvador, quando ele será despertado para ser levado ao Céu. Nós também estamos esperando esse dia. E, quando chegarmos no Céu, poderemos encontrar o querido apóstolo e ouvir dele mesmo a linda história de sua vida. Vamos nos esforçar para ir lá?

MEMORIZANDO (até 10 minutos): Dizer: Pensando em sua vida Paulo viu o quanto ele teve que combater contra as tentações e armadilhas de Satanás. Ele teve que lutar muito para não ser vencido pelo inimigo. Ainda bem que ele confiava em Deus e estava sempre orando e lendo a Bíblia, que é a espada do cristão. Mostrar a Bíblia. Sempre que o inimigo queria desanimá-lo, ele pegava sua Bíblia e combatia com ele, lembrando-se das promessas de Deus.
Ele também comparou sua vida com uma corrida para alcançar um prêmio, que é a coroa da vida eterna. Mostrar a coroa. Numa competição os atletas correm para ganhar uma medalha. Paulo considerava que estava correndo do mundo para o Céu, onde Jesus guarda seu prêmio.
Ele também pensou em um tesouro muito precioso que recebera de Deus e que deveria ser guardado com cuidado, para não ser perdido de jeito nenhum: a fé. Mostrar o cartão com a palavra FÉ. Por isso Paulo escreveu a um amigo dele, dizendo (ler o verso na Bíblia): “Combati o bom combate, acabei a carreira e guardei a fé.” 2 Timóteo 4:7. Será que podermos falar igual a Paulo? Vamos tentar? Dar um escudo (ou espada) de papelão e o cartão com a palavra FÉ para uma criança. Ela deverá ir à frente, empunhar o escudo (ou espada) e dizer: “Combati o bom combate”. Depois, colocar a coroa e dizer: “Acabei a carreira”. Colocar o cartão com a palavra FÉ perto do coração (ou  as mãos em oração) e dizer: “guardei a fé”. Então as outras crianças devem mencionar a referência: 2 Timóteo 2:7. Repetir o processo com outras crianças até o verso tenha sido memorizado. Se necessário, ler o verso 8 para esclarecer ainda mais o sentido do verso.  VARIAÇÃO: Colocar três crianças à frente, cada uma com um objeto, para falar uma parte do verso. As outras crianças falam a referência.

B.  REVISANDO:
Desenhar uma pista de corrida na lousa, em um cartaz, ou no chão. No fim da pista desenhar ou colocar uma coroa. Desenhar um boneco no início da pista (ou colocar uma criança ou boneco, se o desenho for no chão). Fazer uma pergunta para cada criança. Se a criança acertar a resposta, o boneco anda um pouco para a frente, em direção ao final da pista. Se errar o boneco não anda ou volta. Quando chegar ao final, coloque a coroa na cabeça e diga o verso para memorizar.

C. APLICANDO:
Todos os que aceitam a Jesus como seu Salvador, passam a combater o mal, lutar contra Satanás e suas tentações. Também, todos estão se esforçando para correr pelo caminho do bem,  cada dia, em direção à vida eterna. Isto significa nossa dedicação e empenho em obedecer. Além disso, todos temos a fé para guardar. Não podemos deixar de confiar em Deus e em sua Palavra de jeito nenhum. Vamos ver como podemos ser vencedores como foi Paulo?
Vou dizer algumas coisas que acontecem conosco. Se o que eu falar for um combate contra o mal, quando alguém resiste à tentação, vocês devem fazer como quem tem uma espada e dizer: “Combati o bom combate”. Se o que eu falar for um esforço para obedecer, continuar correndo no caminho para o Céu, digam: “Acabei a carreira”. E, finalmente, se um mencionar uma forma de proteger ou manter a fé, coloquem as mãos juntas em oração e digam: “Guardei a fé”. Revisando: resistir à tentação - “Combati o bom combate”;  obedecer - “Acabei a carreira”; Orar e estudar a Bíblia - “Guardei a fé”. Peça a um adulto que ajude as crianças.
Maria aprendeu que não deve trabalhar no sábado. Por isso, toda sexta-feira ela se esforça para ajudar sua mãe a fazer a preparação mesmo que tenha vontade de ir brincar. “Acabei a carreira.”
Os amigos de Jorge insistiram muito para que ele dançasse na festa junina, mas ele não foi pois sua mãe ensinara-lhe que aquela festa é idolatria e a Bíblia condena a idolatria. “Combati o bom combate.”
Na escola de Márcia, muitas professores não acreditam em Jesus. Mesmo assim, ela continua orando e nunca deixou de confiar em Deus. “Guardei a fé.”
Um amigo de Pedro convidou-o para ir pegar amoras no quintal do vizinho, enquanto este estava trabalhando. Pedro gosta muito de amoras, mas lembrou-se do mandamento que diz: “Não furtarás” e não foi lá. “Combati o bom combate”.
Sonia gosta muito de alguns alimentos impróprios para a saúde. Mas, desde que aceitou a Jesus ela se esforça para comer só alimentos saudáveis.  “Acabei a carreira”.
Todos os dias Marcos passa algum tempo orando por seus amigos e memorizando algum trecho da Bíblia. “Guardei a fé”.

D.  CONTANDO AOS OUTROS: 
  Dar uma cópia das gravuras da página 98 para cada criança. Montar como desejar ou seguindo as sugestões em Como Preparar os Recursos Necessários. Enquanto trabalham, dizer: Como servos de Deus, vocês enfrentarão diversas dificuldades. Mas nunca esqueçam de devem combater o combate do bem, não desistir nunca de obedecer e fortalecer a fé pela oração e estudo da Bíblia. Assim serão vencedores como foi o apóstolo Paulo. Usem esse material para lembrá-los de tudo isso ou para contar a alguém a história de Paulo e o verso de hoje.
  

Lição 12, Tesouros Infantis, volume 3, número 3

O Apóstolo Prisioneiro
 Ao final da lição a criança deverá:
SABER   que Deus está ao seu lado sempre;
SENTIR coragem em servir a Deus, mesmo sob perseguição;
RESPONDER testemunhando sobre a verdade, mesmo quando perseguida.

PENSAMENTO CENTRAL: A PRESENÇA DE DEUS COMIGO ENCORAJA-ME A SERVI-LO.
VERSO PARA MEMORIZAR: “Não temas, eu te ajudarei. ”. Isaías 41:13.                 
LEITURA AUXILIAR:  Atos 21 a 23; Atos dos Apóstolos, 399 a 413.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando:  Bíblia, venda para os olhos de uma criança; Conquistando a Atenção:  corda ou fita adesiva; Lição:  fantoches para os personagens (já usados em outras histórias), uma caixa de sapatos para ser o templo e outra para ser a fortaleza, isopor para fixar os fantoches;  Aplicando: cópias dos cartões (ver em Aplicando); Contando aos Outros:   cópias das figuras abaixo para cada criança, lápis de cor, cola.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS:

Contando aos Outros:  Copiar as figuras abaixo. Recortar as velas com os versos. Pode-se imprimir o barco em papel 180g colorido e as velas em papel sulfite, colorido ou não.




 MEMORIZANDO (até 10 minutos):
             Com antecedência, escrever o verso na lousa ou em um cartaz. Dizer: Uma vez, um menino estava em casa, à noite, quando acabou a luz e tudo ficou escuro. Ele ficou com muito medo e começou a chorar. Logo ele sentiu uma mão forte segurando a sua e ouviu a voz de seu pai dizendo: “Não tenha medo, filho. Eu estou com você e vou ajudá-lo.” Naquele momento todo o medo do garoto foi embora e ele sentiu-se seguro.
Muitas vezes nós podemos passar por situações que nos trazem medo. Para nos acalmar, Deus deixou um recadinho em Sua Palavra que diz assim: Ler o verso na Bíblia e depois mostrá-lo escrito. Repetir o versículo várias vezes junto com as crianças, então pedir a um voluntário para vendar os olhos. A criança vendada conta até dez enquanto os outros circulam em volta abrindo espaço. O professor escolhe uma criança para ser encontrada. Ela deve ficar parada em uma parte da sala. A criança vendada fala alto a primeira parte do versículo ( “Não temas”). A outra criança recita a segunda parte do versículo (“eu te ajudarei”). As outras devem dizer a referência (Isaías 41:13). A criança vendada deve procurar a outra criança, guiada pelo som. Toda vez que a criança vendada chamar recitando a primeira parte do versículo, a segunda (parada) deve responder recitando a segunda parte e as outras falarem a referência. Quando finalmente a criança vendada encontra a outra, escolhe-se outras crianças e repete-se a brincadeira até que o verso tenha sido completamente memorizado.

CONQUISTANDO A ATENÇÃO (até 10 minutos):
  Colocar uma corda no chão ou uma fita adesiva. Escolher uma criança para andar pela corda sem pisar fora. Enquanto ela tenta, as outras devem dizer: “Coragem! Você vai conseguir!” Se necessário, aproximar-se dela e segurar sua mão, dizendo: “Não temas , eu te ajudarei.” Repetir o processo com outras crianças. No final, perguntar: Como vocês se sentiram quando os colegas falaram palavras de ânimo? Como se sentiram quando eu disse para não terem medo? Realmente é muito bom ouvirmos palavras de incentivo. Em nossa história de hoje, Paulo recebeu um grande incentivo de Jesus.                                                                                                                                                                             
 ESTUDO DA LIÇÃO (até 25 minutos, incluindo apresentação da lição, revisão, aplicação e contando aos outros):
A.  APRESENTANDO A LIÇÃO:
Usar fantoches à sua escolha, para fazerem a vez da multidão, Paulo, e os soldados.Fixá-los no isopor. Colocar o templo de um lado e a fortaleza de outro. Mostrar Paulo e a malinha de viagem. Dizer: Depois que Paulo saiu de Éfeso, viajou por várias cidades até que chegou em Jerusalém outra vez. Lá ele encontrou os irmãos e contou-lhes as grandes maravilhas que o Senhor havia feito em seu favor. Eles ficaram felizes com as notícias e agradeciam a Deus por tantas pessoas receberem a salvação em Jesus, através do trabalho de Paulo.
Mostrar o templo e colocar os objetos para representarem Paulo e a multidão. Um dia, Paulo foi ao templo. Naquela ocasião, havia uma grande festa na cidade e pessoas de todos os lugares do mundo estavam lá. Entre estas pessoas estavam alguns daqueles homens maus que odiavam a Jesus e que perseguiram Paulo nas cidades por onde ele andara. Quando estes homens viram Paulo, encheram-se de ódio novamente e começaram a falar mentiras sobre ele para o povo. Logo a multidão ficou furiosa com Paulo. Pegaram o pobre apóstolo e o arrastaram para fora do templo. Arrastar a figura de Paulo para fora do templo. Uma grande multidão juntou-se ali, gritando e fazendo alvoroço. O povo ficou tão enraivecido que começou a espancar Paulo ali mesmo, na rua. Eles queriam matá-lo!
Mas a notícia de que o povo estava fazendo uma grande baderna na rua chegou até o comandante dos soldados. Colocar o fantoche correspondente ao comandante dos soldados. Ele correu rapidamente para o lugar onde estavam espancando Paulo, junto com seus soldados. Ele perguntou o que estava acontecendo, quem era Paulo e  o que fizera para merecer todos aqueles maus tratos. Uns gritavam uma coisa,  outros gritavam outra e a confusão só aumentava. Mexer alguns fantoches.  Apesar de bastante machucado, Paulo pediu para falar com o povo e o comandante ordenou que todos fizessem silêncio. E o querido apóstolo, educadamente, contou ao povo toda a sua história: que havia sido um perseguidor, que Jesus aparecera a ele e que agora ele pregava a salvação aos estrangeiros.  Todos ouviram Paulo em silêncio até que ele disse que pregava aos estrangeiros. Aí recomeçou a confusão outra vez e eles ficaram tão furiosos que os guardas tiveram que levar Paulo até uma fortaleza para protegê-lo ou eles o matariam ali mesmo. Levar a figura de Paulo até a “fortaleza”.
O comandante não entendia porque tanto ódio contra Paulo e mandou que o açoitassem com chicotes até que ele contasse a razão de tudo aquilo. Nesta hora o apóstolo perguntou se eles tinham direito de bater em um cidadão romano. Então eles viram que estavam errados em bater nele e o deixaram sozinho na prisão.
Apesar de Paulo dizer toda a verdade e trabalhar só fazendo o bem, as pessoas más não conseguiam entendê-lo. Mas havia alguém que o entendia perfeitamente. Naquela noite triste, em que Paulo estava preso em uma cela escura ele teve uma visita que lhe trouxe muito conforto: o próprio Senhor Jesus colocou-se ao seu lado e falou-lhe (ler esta passagem na Bíblia): “Coragem! Pois do mesmo modo por que deste testemunho a meu respeito em Jerusalém, assim importa que também o faças em Roma”. Atos 23:11. Ao ouvir essas palavras de ânimo e bondade, Paulo sentiu-se confortado e agradecido por ter um amigo tão especial ao seu lado. Ele percebeu que Jesus nunca o abandonaria.

B.  REVISANDO:
Fazer uma pergunta sobre a lição para uma das crianças. As outras devem dizer: “Coragem! Você vai conseguir!”. Se a primeira criança errar, a outras devem ajudá-la. Se acertar, devem dizer: “Parabéns!”. Repetir o processo com outras crianças até acabarem as perguntas. No final, dizer: É muito bom quando um amigo nos encoraja, não é mesmo? Jesus está ao nosso lado nos encorajando também.

C. APLICANDO:
Paulo passou dificuldades e sofrimentos por procurar fazer a vontade de Deus e por falar a verdade aos outros, mas sentiu-se muito animado quando Jesus ficou ao seu lado e lhe disse para ter coragem. Muitas vezes, quando somos fiéis a Deus ou procuramos falar de Jesus, passamos por dificuldades também. Nossos amigos podem zombar de nós ou não quererem mais nossa amizade ou,ainda, podem falar mal de nós ou nos prejudicar. Vamos ver algumas situações que podem nos trazer medo ou vergonha e como a Palavra de Deus pode nos encorajar.
Distribuir os cartões (abaixo) para algumas crianças. Ler o que está escrito no cartão de uma criança e pedir que comente que tipos de constrangimentos aquela situação pode trazer. Depois de ler um cartão, todos devem dizer o verso. Fazer o mesmo com as outras crianças.


Cantar corinho na Igreja, fazer um programa na liga juvenil - sentir vergonha;
Distribuir folhetos - alguém pode não querer receber;
Não usar roupas mundanas - ser diferente dos amigos;
Não ir a festas mundanas - os amigos falarem que sua vida é sem graça;
Ser vegetariano - ficar sem comer em algumas ocasiões;
Assistir apenas filmes edificantes - não ficar com os amigos quando assistirem filmes ruins;
Falar de Jesus aos colegas que não são cristãos - eles podem não aceitar ou zombar;
Santificar o sábado -  Os amigos zombarem por perder futebol, festas, etc.
Não assistir aulas aos sábados - perder aulas e notas;
Não ouvir músicas mundanas - ficar sozinho quando os amigos estiverem ouvindo música mundana;
Ir à igreja ao invés de sair com os colegas - ficar sozinho depois do culto.

Tudo isso pode nos desanimar. Mas Jesus também está ao nosso lado, como esteve com Paulo, e Ele sempre nos dará coragem.

D.  CONTANDO AOS OUTROS: 
  Dar uma cópia das figuras das páginas 96 e 97 para cada criança, com as velas já recortadas. Deixar que pintem e enfeitem como quiserem. Dizer: Assim como Jesus encorajou a Paulo, vocês também podem encorajar outros. Usem esta figura para ajudar alguém a continuar a fazer o trabalho para Jesus ou vencer o medo nas situações difíceis. Usem-na também para terem coragem quando vocês mesmos estiverem em dificuldades.
  

Que bom que você veio!

Volte Sempre!